Você Sabe o Que Faz uma Agência de Marketing Digital?
O marketing digital é indispensável para qualquer empresa atualmente. Fazer uso de estratégias de divulgação na internet e estar presente nas mais diversas plataformas online é essencial para alcançar e atrair mais clientes. Interagir com o público de forma prática e rápida também!
Contudo, a maioria dos empreendedores tem dúvidas a respeito das possibilidades relacionadas a esse tipo de marketing. Assim, para ajudar você a ficar por dentro desse assunto, veja abaixo o que faz uma agência de marketing digital. Entenda como os serviços de uma boa agência podem levar sua empresa a outro patamar!
Criação de sites
Um bom site é o cartão de visita da sua empresa. É nele onde o público deve ser impactado à primeira vista. Por isso, a criação de sites é uma das coisas mais importantes que uma agência de marketing digital faz.
Apenas profissionais especializados são capazes de desenvolver uma página que seja bem ranqueada pelo Google, devido à correta utilização do SEO (Search Engine Optimization). Paralelamente, mostre a identidade da empresa aos visitantes, quais são os seus valores, os serviços que ela oferece, etc.
Gestão de redes sociais
Estar presente nas redes sociais deixou de ser uma alternativa e passou a ser uma obrigação para qualquer empresa. Contudo, não basta criar uma fanpage e administrá-la de qualquer forma. Por isso, a gestão das suas redes sociais (Facebook, Instagram…) deve ficar a cargo de quem realmente entende do assunto.
Até porque, as redes sociais são bastante utilizadas pelas pessoas como canal de interação com as empresas. Assim sendo, uma agência de marketing, além de fazer a publicação de conteúdos nas páginas, também fica responsável por:
- Avaliar os comentários (positivos e negativos) feitos nas publicações;
- Responder as perguntas deixadas pelas pessoas (nos comentários e por inbox);
- Amenizar os efeitos de eventuais acontecimentos negativos relacionados à empresa.
Produção de conteúdos
O marketing de conteúdo é uma das vertentes mais importantes do marketing digital atualmente. Ele é indispensável para aquelas empresas que querem atrair e conquistar o público. Conteúdos relevantes que ajudem as pessoas com informações precisas e úteis são excelentes nesse sentido.
Desse modo, contando com a expertise de uma agência de marketing digital, você consegue produzir conteúdo de acordo com as demandas da sua persona (representação do seu cliente ideal). Nesse sentido, vale destacar que esses conteúdos podem ter diferentes formatos, tais como:
- Posts de blog;
- Vídeos (paras as redes sociais e o YouTube);
- E-books;
- Infográficos;
- Podcasts;
- Webinários.
No caso dos conteúdos escritos, um dos trabalhos mais relevantes das agências é o uso de técnicas de SEO. Sendo que isso se refere especialmente às palavras-chave. É por meio da correta utilização das palavras-chave mais buscadas pelo seu público-alvo que o seu site e os artigos do seu blog aparecerão na primeira página do Google.
Planejamento e execução de campanhas
Sejam elas orgânicas – não pagas – ou patrocinadas (Google AdWords, Instagram, Facebook…), o planejamento e a execução de campanhas de marketing digital de sucesso demandam conhecimento amplo sobre o assunto. Ou seja, essa é uma tarefa que deve ser realizada por uma agência especializada.
Por terem profissionais dedicados às diversas habilidades (definição da persona, análise do mercado e da concorrência, escolha das melhores estratégias e ferramentas…) necessárias à criação de campanhas bem-sucedidas, as agências de marketing digital são essenciais para as empresas tratarem do planejamento e execução das suas campanhas.
Acompanhamento dos resultados e implementação de ajustes
Tanto em relação ao site ou blog (número de visitas, taxa de conversão…) como no que se refere às redes sociais (número de visualizações, curtidas, comentários…) e campanhas publicitárias, o acompanhamento dos resultados obtidos por meio de números e gráficos é fundamental. O nome dessa frente de trabalho é Análise de Métricas.
É isso que viabiliza a identificação daquilo que está sendo bem feito. E, obviamente, também do que não está dando certo e precisa ser ajustado. Desse modo, graças às diversas ferramentas e expertise dos profissionais, uma agência analisa tudo isso de maneira precisa. Sendo que ela também sabe exatamente o que precisa ser feito para melhorar aquelas métricas que estão negativas. Assim, o acompanhamento dos resultados obtidos pelas empresas é mais um serviço essencial oferecido pelas agências de marketing digital.
O trabalho de uma agência vai além da criação de sites e gestão de redes sociais. A verdade é que, para aquelas empresas que querem se posicionar adequadamente no mercado cada vez mais competitivo, trabalhar com uma boa agência de marketing digital é um ponto crucial. Até porque, apenas profissionais especializados nessa área conseguem desenvolver estratégias capazes de suprir as diversas demandas do mercado online.
Você quer posicionar a sua empresa adequadamente no mercado fazendo uso do marketing digital? Então entre em contato com a Upper Marketing Digital e saiba como podemos ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes e fidelizar aqueles que você já possui!