O seu site está com um ranqueamento ruim no Google e tendo poucas visitas? Então saiba que isso pode ser uma consequência do tempo (no caso, lento) de carregamento. Isso porque existe influência da velocidade do site para SEO (Search Engine Optimization).
Para que você entenda isso de maneira clara, mostraremos abaixo os principais detalhes sobre essa relação entre a velocidade do site e o SEO.
Confira atentamente e tire suas dúvidas sobre esse assunto essencial para aumentar o número de visitantes e potenciais clientes!
Quais as definições de “velocidade do site” e “SEO”?
Para compreender a importância da velocidade do site para SEO, faz-se necessário entender primeiro o significado dessas duas coisas.
Velocidade do site
A velocidade de um site se refere ao tempo de carregamento das suas páginas.
Isso inclui a Home e também as páginas internas. Todas devem carregar rapidamente para que o visitante encontre, no menor tempo possível, aquilo que está buscando.
SEO (Search Engine Optimization)
O Google é o líder absoluto quando o assunto são os buscadores (motores de busca). Porém, existem outros, como o Bing.
Fato é que, para ter sucesso (ser bem ranqueado), qualquer site tem que se adequar às exigências (algoritmos) desses buscadores. E é aí que entra a importância do SEO.
O Search Engine Optimization se trata de um conjunto de técnicas (que envolvem diversos fatores) que visam melhorar o posicionamento dos sites, blogs e lojas virtuais nos motores de busca.
Qual a relevância da velocidade do site para SEO?
O SEO, como dito anteriormente, visa melhorar o posicionamento do site. Ou seja, fazê-lo ser “enxergado” pelos buscadores como relevante.
Logo, levando em conta que os buscadores consideram a velocidade de carregamento como um importante critério para classificar um site como relevante, caso ela seja lenta, significa que o SEO não está sendo “trabalhado” adequadamente.
Assim, conclui-se que, na prática, há uma grande relevância da velocidade do site para SEO. Basicamente, se este não for bem feito, aquela não será satisfatória.
Assim, algumas ações relacionadas ao SEO devem ser adotadas para garantir que o site sempre carregue em um tempo adequado. Alguns exemplos são:
- Monitorar a velocidade do site permanentemente (e realizar os ajustes necessários);
- Usar imagens com tamanhos reduzidos;
- Utilizar apenas os recursos realmente necessários.
A relação da velocidade do site e do SEO com a experiência do usuário
Para entender a relação da velocidade e do SEO com a experiência do usuário (visitante), vamos imaginar que o seu site possua as seguintes características:
- Layout intuitivo;
- Conteúdos altamente relevantes;
- Alinhamento com os interesses do público-alvo.
Será que esses aspectos “compensariam” o fato de o site carregar lentamente, deixando o usuário esperando vários segundos ou até minutos para encontrar o que deseja?
A resposta certamente é “não”, afinal, existe uma grande demanda por rapidez atualmente. Além disso, as pessoas tendem a suspeitar (quanto à segurança – confiabilidade) de sites que demoram a carregar. Ou seja, um site lento afasta os usuários.
Desse modo, trabalhar bem o SEO e garantir que o site esteja sempre carregando rapidamente, significa “entregar” o mínimo que o usuário precisa para ter uma boa experiência de navegação. E isso aumenta o número de visitantes e a probabilidade de eles se tornarem clientes.
Agora, você certamente já tem consciência da importância da velocidade do site para SEO. Diante disso, se você está tendo dificuldades com o ranqueamento do seu site e com o (baixo) número de visitantes, esse aspecto é um ponto de atenção. Às vezes, pequenos ajustes (identificados e implementados por especialistas no assunto) podem solucionar o problema.
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