Copywriting para vendas B2B: o que você precisa saber?
Marketing Digital, Vendas

Copywriting para vendas B2B: o que você precisa saber?

É provável que você já tenha ouvido falar em Copywriting, principalmente se está inserido no mercado de marketing e vendas. Com as tendências tecnológicas e o fenômeno das vendas de produtos e serviços online, é preciso que os negócios se destaquem para conquistar a atenção dos potenciais clientes.

Afinal, a concorrência está por todos os lados, por meio de anúncios, redes sociais, e-mails, ligações e mensagens de prospecção. Mas apenas quem realmente entende das necessidades dos consumidores, consegue obter resultados verdadeiros.

Por isso, o Copywriting está cada vez mais presente entre as grandes empresas. Para entender melhor esse cenário e aprofundar-se no mercado de vendas B2B (que tem suas particularidades), elaboramos este artigo para que você compreenda o que é o Copywriting e como ele pode ajudar a superar as suas metas.

Vamos lá?

O que é Copywriting?

É uma escrita persuasiva que serve para levar o leitor a tomada de uma decisão, não necessariamente a uma venda, mas é indispensável para quem atua com qualquer modelo de negócio. Para conectar-se com os potenciais clientes, é preciso entender que essa persuasão não é uma manipulação. O poder da persuasão nas vendas serve para levar um benefício real ao cliente, por isso, faz parte do processo conhecer as dores do seu público.

Como o Copywriting pode ser usado em vendas B2B?

O Copywriting pode seguir algumas estruturas, ou até mesmo gatilhos mentais – formas de despertar o inconsciente do consumidor e trazê-lo até uma tomada de decisão.

Porém, o mercado B2B possui suas particularidades, pois são negócios de empresas para empresas. Então a linguagem e as necessidades diferem do consumidor B2C (negócios para o consumidor final).

Isso porque, quando a decisão de compra envolve mais pessoas/equipes, o desafio é ainda maior. Portanto, o Copywriting é extremamente útil para quem trabalha com negócios B2B e por meio de diversas estratégias é possível melhorar resultados nesse setor.

Confira!

Site

O site é uma das principais formas de encontrar produtos e serviços pela internet, nele estão informações valiosas sobre as empresas que poderão determinar a finalização (ou não) de uma compra. No mercado B2B, ter um site bem estruturado e com copies que incentivem o seu potencial cliente a ter uma ação: seja de compra, solicitação de orçamentos ou para baixar algum material; é essencial.

E-mail Marketing

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing ainda é uma ótima estratégia para finalizar vendas B2B. Porém, para ter resultados satisfatórios, é preciso analisar bem sua base de contatos e entender seu público. E o Copywriting executa um papel importante para transformar e-mails, com:

  • Uma comunicação eficaz e simples;
  • Textos objetivos;
  • Assuntos atrativos que façam o destinatário abrir o e-mail;
  • Dados que mostrem a credibilidade do produto/serviço.

Landing Pages

Landing pages são feitas para vender e uma escrita persuasiva precisa estar presente nesses materiais. Os textos para essas páginas devem gerar valor e convencer as pessoas que vão acessá-las – mas essa não é uma tarefa fácil!

Antes de tudo, realize uma pesquisa de mercado, analise os concorrentes e saiba como o seu produto impactará a vida da outra pessoa, equipe ou empresa. Assim, a sua taxa de conversão aumentará!

Redes Sociais

Outra maneira de tornar o Copywriting um aliado das vendas B2B, é por meio das redes sociais – especialmente o LinkedIn. Faça posts atrativos demonstrando como a sua solução pode ajudar a aumentar o sucesso de determinada empresa. Mais uma vez: esteja atualizado do seu mercado para fazer a melhor a abordagem.

Anúncios

Os anúncios são um grande desafio para as empresas, porque além de serem pagos, possuem limites de caracteres. Com poucas palavras pode-se ganhar ou perder um cliente, e o Copywriting contribui prendendo a atenção dos que visualizam o anúncio.

Dicas de Copywriting para superar suas metas em vendas B2B

Dados recentes apontam que: 74% dos compradores acham que o trabalho remoto facilitou a tomada de decisão de compra; isso demonstra um ótimo cenário em vendas B2B. E agora que você já sabe onde usar o Copywriting, separamos algumas dicas para ajudar o seu negócio a ter ainda mais sucesso com essas estratégias.

Conheça os gatilhos mentais

Você já ouviu falar nos gatilhos mentais? Eles são armas poderosas para convencer as pessoas a tomarem decisões importantes. Existem muitos deles que podem deixar os seus textos mais persuasivos. Alguns exemplos são:

  • Urgência: determinar um prazo para uma oferta, como “Esse é o último dia para você aproveitar”;
  • Especificidade: criar um ponto de contato personalizado “Tenho certeza de que você já enfrentou esse problema com a sua equipe”;
  • Reciprocidade: oferecer algo em troca, como um material gratuito ou uma demonstração do produto/serviço;
  • Prova social: mostrar casos de sucesso que comprovam a eficácia do que você vende.

Seja atrativo

Abuse da sua criatividade para elaborar mensagens que chamem atenção de quem for lê-las. Pense que você tem milhares de concorrentes que também estão tentando vender para essa empresa/persona, portanto, faça com que se sintam atraídos pela sua solução.

Identifique as dores

O que atrapalha a rotina de trabalho de outra empresa? Como o seu produto/serviço pode ajudar a resolver os problemas de determinada equipe? Quais são os benefícios que eles terão ao te contratar?

Para isso, entenda bem o mercado e invista numa abordagem eficaz que traga valor real ao que você está oferecendo.

Saiba com quem você está falando

Como falar com o mercado B2B? Isso dependerá do modelo de empresa e dos tomadores de decisão que você abordará. Nesse sentido, vale a pena entender o tom de linguagem da sua empresa para escrever textos que sejam úteis e persuasivos. Além de adequar-se a cada etapa do processo de vendas para conquistar seu potencial cliente.

Conclusão

Aqui, apresentamos a definição de Copywriting e como ele pode ser usado em vendas B2B, mostramos alguns gatilhos mentais para seus textos, além de dicas para você melhorar seus resultados por meio da escrita persuasiva.

Nossa missão é fazer com que as empresas alcancem o sucesso e ultrapassem as metas no mercado B2B.

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