Copywriting para vendas B2B: o que você precisa saber?
É provável que você já tenha ouvido falar em Copywriting, principalmente se está inserido no mercado de marketing e vendas. Com as tendências tecnológicas e o fenômeno das vendas de produtos e serviços online, é preciso que os negócios se destaquem para conquistar a atenção dos potenciais clientes.
Afinal, a concorrência está por todos os lados, por meio de anúncios, redes sociais, e-mails, ligações e mensagens de prospecção. Mas apenas quem realmente entende das necessidades dos consumidores, consegue obter resultados verdadeiros.
Por isso, o Copywriting está cada vez mais presente entre as grandes empresas. Para entender melhor esse cenário e aprofundar-se no mercado de vendas B2B (que tem suas particularidades), elaboramos este artigo para que você compreenda o que é o Copywriting e como ele pode ajudar a superar as suas metas.
Vamos lá?
O que é Copywriting?
É uma escrita persuasiva que serve para levar o leitor a tomada de uma decisão, não necessariamente a uma venda, mas é indispensável para quem atua com qualquer modelo de negócio. Para conectar-se com os potenciais clientes, é preciso entender que essa persuasão não é uma manipulação. O poder da persuasão nas vendas serve para levar um benefício real ao cliente, por isso, faz parte do processo conhecer as dores do seu público.
Como o Copywriting pode ser usado em vendas B2B?
O Copywriting pode seguir algumas estruturas, ou até mesmo gatilhos mentais – formas de despertar o inconsciente do consumidor e trazê-lo até uma tomada de decisão.
Porém, o mercado B2B possui suas particularidades, pois são negócios de empresas para empresas. Então a linguagem e as necessidades diferem do consumidor B2C (negócios para o consumidor final).
Isso porque, quando a decisão de compra envolve mais pessoas/equipes, o desafio é ainda maior. Portanto, o Copywriting é extremamente útil para quem trabalha com negócios B2B e por meio de diversas estratégias é possível melhorar resultados nesse setor.
Confira!
Site
O site é uma das principais formas de encontrar produtos e serviços pela internet, nele estão informações valiosas sobre as empresas que poderão determinar a finalização (ou não) de uma compra. No mercado B2B, ter um site bem estruturado e com copies que incentivem o seu potencial cliente a ter uma ação: seja de compra, solicitação de orçamentos ou para baixar algum material; é essencial.
E-mail Marketing
Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing ainda é uma ótima estratégia para finalizar vendas B2B. Porém, para ter resultados satisfatórios, é preciso analisar bem sua base de contatos e entender seu público. E o Copywriting executa um papel importante para transformar e-mails, com:
- Uma comunicação eficaz e simples;
- Textos objetivos;
- Assuntos atrativos que façam o destinatário abrir o e-mail;
- Dados que mostrem a credibilidade do produto/serviço.
Landing Pages
Landing pages são feitas para vender e uma escrita persuasiva precisa estar presente nesses materiais. Os textos para essas páginas devem gerar valor e convencer as pessoas que vão acessá-las – mas essa não é uma tarefa fácil!
Antes de tudo, realize uma pesquisa de mercado, analise os concorrentes e saiba como o seu produto impactará a vida da outra pessoa, equipe ou empresa. Assim, a sua taxa de conversão aumentará!
Redes Sociais
Outra maneira de tornar o Copywriting um aliado das vendas B2B, é por meio das redes sociais – especialmente o LinkedIn. Faça posts atrativos demonstrando como a sua solução pode ajudar a aumentar o sucesso de determinada empresa. Mais uma vez: esteja atualizado do seu mercado para fazer a melhor a abordagem.
Anúncios
Os anúncios são um grande desafio para as empresas, porque além de serem pagos, possuem limites de caracteres. Com poucas palavras pode-se ganhar ou perder um cliente, e o Copywriting contribui prendendo a atenção dos que visualizam o anúncio.
Dicas de Copywriting para superar suas metas em vendas B2B
Dados recentes apontam que: 74% dos compradores acham que o trabalho remoto facilitou a tomada de decisão de compra; isso demonstra um ótimo cenário em vendas B2B. E agora que você já sabe onde usar o Copywriting, separamos algumas dicas para ajudar o seu negócio a ter ainda mais sucesso com essas estratégias.
Conheça os gatilhos mentais
Você já ouviu falar nos gatilhos mentais? Eles são armas poderosas para convencer as pessoas a tomarem decisões importantes. Existem muitos deles que podem deixar os seus textos mais persuasivos. Alguns exemplos são:
- Urgência: determinar um prazo para uma oferta, como “Esse é o último dia para você aproveitar”;
- Especificidade: criar um ponto de contato personalizado “Tenho certeza de que você já enfrentou esse problema com a sua equipe”;
- Reciprocidade: oferecer algo em troca, como um material gratuito ou uma demonstração do produto/serviço;
- Prova social: mostrar casos de sucesso que comprovam a eficácia do que você vende.
Seja atrativo
Abuse da sua criatividade para elaborar mensagens que chamem atenção de quem for lê-las. Pense que você tem milhares de concorrentes que também estão tentando vender para essa empresa/persona, portanto, faça com que se sintam atraídos pela sua solução.
Identifique as dores
O que atrapalha a rotina de trabalho de outra empresa? Como o seu produto/serviço pode ajudar a resolver os problemas de determinada equipe? Quais são os benefícios que eles terão ao te contratar?
Para isso, entenda bem o mercado e invista numa abordagem eficaz que traga valor real ao que você está oferecendo.
Saiba com quem você está falando
Como falar com o mercado B2B? Isso dependerá do modelo de empresa e dos tomadores de decisão que você abordará. Nesse sentido, vale a pena entender o tom de linguagem da sua empresa para escrever textos que sejam úteis e persuasivos. Além de adequar-se a cada etapa do processo de vendas para conquistar seu potencial cliente.
Conclusão
Aqui, apresentamos a definição de Copywriting e como ele pode ser usado em vendas B2B, mostramos alguns gatilhos mentais para seus textos, além de dicas para você melhorar seus resultados por meio da escrita persuasiva.
Nossa missão é fazer com que as empresas alcancem o sucesso e ultrapassem as metas no mercado B2B.
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